sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia da Terra 2010 centra-se nas Alterações Climáticas


Dia da Terra 2010

No 40º aniversário do Dia da Terra, o tema central das comemorações são as Alterações Climáticas, que são perspectivadas como a maior ameaça ao Ambiente até à data, mas também como uma oportunidade única para se adoptar um modo de vida mais sustentável através da criação de uma economia “verde”.
O Dia da Terra foi celebrado pela primeira vez a 22 de Abril de 1970 por iniciativa de um senador americano que escolheu esse dia para uma acção de âmbito nacional de reconhecimento cívico da importância do Ambiente e da necessidade de incluir a resolução da crise ambiental na agenda política do país.
Desde então comemora-se a anualmente o aniversário da data a nível internacional, tendo sido criada a "Earth Day Network" que organiza as acções e actividades de celebração e que conta com parceiros em 190 países.
Em 2010 celebra-se o 40º aniversário da criação do Dia Terra e as comemorações centram-se num tema chave na actualidade ambiental – As Alterações Climáticas -que se apresentam simultaneamente como a maior ameaça ao Ambiente até à data e uma oportunidade única para adoptar um modo de vida mais sustentável através da criação de uma economia “verde”.
Assim, a “Earth Day Network” pretende que o dia 22 de Abril de 2010 seja um ponto de viragem com a intensificação das políticas de combate às Alterações Climáticas, promoção da eficiência energética, potenciação das energias renováveis e criação de empregos “verdes”.

Fontes: