Factores para a promoção dos biocombustíveis
Biocombustíveis Líquidos Biodiesel
De acordo com o ASTM standards, o Biodiesel pode ser definido como um mono-ester-alcalóide de ácidos gordos de cadeia longa, derivado de lípidos orgânicos renováveis, assim como de óleos vegetais e de gorduras animais, para utilização em motores diesel. O biodiesel pode ser misturado com o diesel mineral (gasóleo) em qualquer proporção, recebendo um atributo na sua designação, por exemplo B-20 corresponde a uma mistura de 20% biodiesel.
Na figura 2 poderá ver o diagrama de produção de biodiesel
Figura 2 - Diagrama de produção de biodiesel
Bioetanol
Figura 3 - Aspecto da Saccharomyces cerevisiae.
O bioetanol é obtido por fermentação de biomassa, ou seja, por um processo biológico anaeróbico que converte os açúcares em álcool. Este processo é feito maioritariamente por leveduras, em que a maior parte delas pertencem à espécie Saccharomyces cerevisiae (figura 3).
A produção de bioetanol baseia-se nos seguintes substratos:
- Plantas com elevado teor de açúcar (cana de açúcar, etc.)
- Plantas com elevado teor de amido (milho, batatas, cereal)
- Plantas celulósicas (madeira, palha)
As plantas com elevado teor em açúcar são favorecidas porque a solução inicial, pode ser gerada directamente através de esmagamento mecânico. A solução açucarada é fermentada e a seguir a água e o álcool são separados pelo processo de destilação. O álcool extraído pode ser utilizado em mistura com a gasolina em motores de ciclo Otto.
Na figura 4 poderá observar o diagrama de produção do bioetanol.
Biogás
O biogás é um gás combustível produzido a partir de biomassa e/ou da fracção biodegradável de resíduos, que pode ser purificado até à qualidade do gás natural, para utilização como biocombustível, ou gás de madeira.É constituído pela seguinte mistura de componentes:
– Metano (50 – 75 %);– Dióxido de carbono (20 - 45 %);– Ácido sulfídrico (H2S), cujo teor varia com o teor em sulfato do substrato;– Outros componentes vestigiais.
O biogás resulta da degradação biológica da matéria orgânica, por diversas espécies microbianas que funcionam em condições sintrópicas e simbióticas em anaerobiose.
O diagrama da figura 5 apresenta em traços gerais a produção de biogás. O diagrama da figura 5 apresenta em traços gerais a produção de biogás.
Fonte: Universidade dos Açores
Sem comentários:
Enviar um comentário