terça-feira, 29 de abril de 2008

"Porquê Preservar o Ambiente"


Actualmente o lixo, que todos nós produzimos, tornou-se um problema ao qual é urgente responder. Abandoná-lo originaria a degradação do ambiente, transformando-se rapidamente num foco de propagação de doenças. Colocá-lo num aterro sanitário é uma das opções, mas de âmbito limitado. Reciclar tornou-se a palavra chave para resolver este problema. E o primeiro passo é o desenvolvimento da nossa própria consciência ambientalista, no sentido da urgente necessidade de preservar o nosso planeta. Vamos aprender que reciclar é reaproveitar e concluiremos que é importante fazer a separação dos vários resíduos, que compõem o nosso lixo.
Finalmente descobriremos que do vidro velho nascerá vidro novo e do plástico velho nascerá plástico novo... pois quase tudo pode ser reciclado. E o que é que se ganha com tudo isto?
- Consumiremos menos recursos naturais, assim como reduziremos os índices de poluição no ar, na água e nos solos. Isto é preservar o ambiente e é a garantia, num futuro próximo, da qualidade de vida para as gerações vindouras.

4 comentários:

Mary disse...

Concordo com essas preocupações ambientais.
Mas se pretendermos, em Penela, depositar os nossos "grandes" resíduos, como fazemos?

Anónimo disse...

Também concordo com todas as preocupações ambientais. Mas onde vamos depositar nossos "monstros" em Penela?

PQP disse...

Parabéns por ter aceite este desafio!
Cada vez mais nos devemos preocupar com o nosso Ambiente e como o dos nossos filhos e netos. Devemos sobretudo, "Pensar Global e Agir Local", e se cada um de nós o fizer, concerteza que viremos a conquistar algumas alterações positivas, a este e a outros níveis.
Aproveito também para lhe deixar uma dica. Consulte o site: www.amb3e.pt, na expectativa de contribuir, não só no enriquecimento da sua actividade, mas também, na resolução do vosso/nosso problema, no que respeita à gestão dos resíduos de grande dimensão.
Continuação de um excelente trabalho,
Margarida Canteiro

Anónimo disse...

MONSTROS domésticos... Interessante conceito para descrever o que vemos no que já não nos serve. Mas corresponde actualmente à nossa imagem do problema?
A imagem que nós temos de MONSTROS é de algo horrivel que nos atormenta,algo que não nos dará paz sem solução.
Ao que parece, e muito imfelizmente ainda há muita gente que não tem medo destes monstros, e neste caso deveríamos ter. Consciêncializar a comunidade que os MONSTROS existem não é como contar histórias de terror a crianças, é bem mais difici, por isso um voto de força e boa contiunidade. Vamos tornar estes MONSTROS reais e acreditar. Para solucionar temos primeiro de ter consciência do problema.
Desejo a continuação de um bom trabalho.
Abraço do Tony e todo o grupo do Clube do Ambiente dos B.V. Penela